Curiosidades

O que é sultão

Descubra o que é e qual a função de um sultão.

Sultão é um governante islâmico. Este nome passou a ser utilizado quando a nação do Islã estendeu e conquistou outros territórios e alguém teria que ser o responsável por governar estas províncias mais distantes e essa pessoa era o sultão. O sultão era considerado hierarquicamente inferior ao califa, mas tinha completa autoridade sobre a região em que atuava.

Publicidade

O termo sultão origina-se do árabe sultan, que significa potência ou autoridade. E é de fato o que representa, pois eles tinham completa autoridade sobre as regiões que governavam.

Califa x sultão

Ao contrário do que ocorria com o califa, ser sultão não significa ser chefe da religião islâmica, mas apenas o papel de governante. Os califas foram os primeiros a serem escolhidos como os sucessores de Maomé e não apenas lideravam o povo islâmico, mas também a religião Islã. Os califas deveriam ser descendentes de sangue de Maomé, por isso se criou o papel do sultão, que não se encaixavam nesse critério.

Publicidade

O papel do sultão

A criação do papel de sultão foi a forma de separar o político do religioso. Porém, ele também deveria guiar os pensamentos religiosos daquele povo que governava, mas este não era o foco e essa função era repassada aos líderes religiosos de cada país.

Os grandes sultões surgiram durante o Império Otomano. Os governantes deste império eram chamados de sultões. Mas outros países que não queriam desafiar a autoridade dos califas, como era o caso do Egito, também tinham seus próprios sultões. Foi nessa época que os governantes destes países foram denominados de sultão.

O primeiro sultão

O primeiro homem a ter oficialmente o título de sultão foi Mahmud de Ghazni, no período de 998 a 1030 dc, que foi a data de sua morte. Ele governou a cidade afegã que leva seu sobrenome, Ghazni, na região que hoje fica entre o rio Ganges e a Mesopotâmia. Ele foi responsável pela quebra da soberania dos califas. Isso porque até então, todos os governantes era califas. Ele teve o mérito de transformar a cidade de Ghazni na mais rica de toda região afegã e também na capital deste império.

O sultão hoje

Ainda nos dias de hoje existe o papel do sultão. Este é um termo comum para os governantes de países como Malásia, Brunei e Omã. Atualmente continua sendo um título de autoridade para os líderes muçulmanos. Entretanto, a maioria dos líderes de países que anteriormente eram chamados de sultões, são hoje referidos como reis.

Publicidade

Deixe uma resposta