O que é Supersônico?

Por: Ananda Manica

Supersônico é a denominação utilizada para caracterizar algo que possui uma velocidade superior a do som. Como a velocidade do som varia de acordo com a temperatura e a altura, os engenheiros aeronáuticos medem a velocidade dos aviões em números mach.

O  que é Supersônico?

Em um vôo subsônico, a asa do avião acaba criando uma zona de super pressão em torno dele mesmo e essa pressão faz com que o ar deslize de forma suave em volta da asa. À medida que a nave vai se aproximando da velocidade do som, o comportamento do ar muda completamente e não desliza pela asa com rapidez e a suavidade que deveria fazê-lo. Ao contrário, é comprimido de forma violenta, criando um choque, também denominado onde de compressão. São essas ondas que fazem o avião se chacoalhar de forma bastante violenta.

Uma vez que se atinge a velocidade supersônica, essas ondas de choque acabam por se estabilizarem e o avião consegue assim obter um vôo mais tranqüilo e sereno, facilitando o seu controle. Os engenheiros aeronáuticos desenharam a asa para trás com novos perfis aerodinâmicos, visando facilitar a passagem da velocidade sônica ao vôo supersônico.

Diversos profissionais da área, trabalham arduamente para buscar maneiras de se vencer uma nova barreira, a ser transposta pelas aeronaves que estão sendo desenhadas e que cobrirão maiores velocidades supersônica. A barreira térmica é conseqüência temperaturas excessivamente elevadas, que tem sua origem numa aeronave ou objeto que se desloca através do ar a altíssimas velocidades.

A onde de choque criada por um avião supersônico em um vôo supersônico pode , as vezes, acabar atingindo o próprio solo. Quando isso ocorre, se produz uma explosão que se desloca ao longo da trajetória do vôo. Essa onde de choque provoca a explosão sônica. Há outros problemas também enfrentados, como o da aerodinâmica supersônica.

Deixe uma resposta