Comidas e Bebidas

O que é sushi

Saiba o que é o sushi e quais os seus benefícios para a saúde.

Sushi é a mais famosa comida da culinária japonesa, tanto que se alguém pensa em comida japonesa, certamente o sushi virá a cabeça. O sushi nada mais é do que um combinado de peixe cru ou legumes enrolados em um bolinho de arroz.

Publicidade

Como surgiu

Quando surgiu o sushi, os japoneses procuravam um método de conservar o peixe por mais tempo e ao serem enrolados no arroz eles conseguiam isso. Com o avanço da culinária e expansão pelo mundo inteiro, hoje o sushi é muito mais do que apenas peixe com arroz, já que leva uma infinidade de ingredientes. Hoje se tornou um prato muito comum no Japão, onde é rápido e fácil de ser preparado, além de muito barato.

Tipos de sushi

Sushi é na verdade um nome genérico de uma infinidade de pratos feito com arroz e combinados com outros ingredientes, como peixe e legumes. Existem vários tipos de sushis:

Publicidade

Norimaki: é um tipo de rolo de arroz, mas que são envoltos em um fina camada de algas da cor preta (nori). O maki possui uma aparência muito delicada e um sabor bastante suave, por isso é a opção perfeita para quem nunca experimentou sushi e que se deliciar nesta gastronomia. Ele é servido em pequenas porções fatiadas.

Futomaki: é feito com vários ingredientes e podem ter até 4 centímetros de diâmetro. O recheio é vegetariano. São servidos em pequenas fatias, embora possam ser servidos em cilindros sem cortes.

Uramaki: rolo de arroz servido no formato contrário, ou seja, o arroz fica na parte externa. É servido com uma cobertura de ovas de peixes ou gergelim torrado.
Temaki: é o rolo de sushi em forma de cone. Ele possui um formato alongado e geralmente se come com as mãos.

Aspectos nutricionais

O sushi é uma excelente opção para aqueles que querem emagrecer, manter uma dieta mais equilibrada ou melhorar a saúde. Isso porque o sushi possui baixas calorias.

O arroz possui carboidratos, mas existe a opção do sashimi que não vai arroz. Porém, mesmo com a presença do arroz, os outros ingredientes acabam tornando a refeição muito leve. A presença do óleo de peixe e vinagre, por exemplo, trazem muitos benefícios, visto que o óleo de peixe melhora o sistema cardiorrespiratório. Já os peixes utilizados no sushi são ricos em vitamina E e o nori utilizado na fabricação do sushi contém grande presença de minerais.

A única restrição é para diabéticos, que devem evitar o sushi e quem tem pressão alta precisa limitar o uso do molho de soja, muito comum neste tipo de alimento.

Publicidade

Deixe uma resposta