Viagem e Turismo

O que é Taiti?

Local perfeito, no território francês, para descansar ou aproveitar a lua-de-mel, com suas belezas naturais.

O Taiti é uma ilha, considerada a maior da Polinésia Francesa (do grego, polys= muitos e nesos= ilhas) que, abrange vários arquipélagos, os quais, com um pequeno território de apenas 4.000 km2, espalham-se por uma região do Pacífico Sul maior do que a Europa Ocidental. Dos cinco arquipélagos que formam a Polinésia Francesa, o mais importante é o constituído pelas 14 Ilhas da Sociedade, onde fica a capital do Taiti, Papeete. Em francês, escreve-se Tahiti.

Publicidade

A capital é situada na costa noroeste da ilha. Ela tem um comprimento de 45 quilômetros nos seus pontos mais distantes, e cobre aproximadamente 1.036 quilômetros quadrados. Seu pico mais elevado, o monte Orohena, culmina a 2.241 metros sobre o nível do mar. O clima é quente e úmido.

Os vôos internacionais com destino ao Taiti aterrisam em Papeete, porém como a cidade possui limitado interesse turístico, os barcos e pequenos aviões partem para as demais ilhas.

Publicidade

A ilha consiste de duas porções quase circulares com centro nas montanhas vulcânicas, conectadas por um pequeno istmo chamado de Taravao, por causa da cidade ali situada. A parte nordeste é conhecida como Tahiti Nui (Grande Taiti), e a parte sudeste, muito menor, é conhecida como Tahiti Iti (Pequeno Taiti) ou Taiarapu. A parte Tahiti Nui é bastante populosa, principalmente perto de Papeete e tem uma boa infraestrutura, como estradas e rodovias, enquanto Tahiti Iti ainda é bastante isolado e sua parte sudeste (Te Pari) é acessível apenas por barcos.

Os taitianos são considerados cidadãos franceses com plenos poderes civis e políticos. Ambas as línguas taitiana e francesa são usadas na ilha.

Abriga uma universidade francesa, a Universidade da Polinésia Francesa . É uma pequena universidade com cerca de 2 mil estudantes e 60 pesquisadores.

O turismo é o forte, pois a maioria das ilhas da Polinésia Francesa é cercada por recifes de coral que criam lagunas interiores de águas rasas de tons cor de esmeralda, azul piscina e turquesa, de extraordinária beleza.

A ilha Morea, próxima de Papeete, é acessível de barco em aproximadamente uma hora de travessia. Essa facilidade tornou o lugar um dos pontos turísticos mais visitados do Taiti. Porém, a Bora-Bora, que merece a fama que tem, é um dos lugares mais lindos e românticos do mundo.

Ao contrário de Morea, que também recebe famílias, Bora-Bora é frequentada quase que exclusivamente por casais e também é preferida para quem estiver em lua-de-mel.

Publicidade

Deixe uma resposta