Esportes

O que é tamboréu?

Esta modalidade de esporte é muito praticada nas praias de São Paulo e utiliza uma espécie de pandeiro para jogar.

Tamboréu é um jogo parecido com o tênis onde é usado um raquete semelhante ao pandeiro e praticado nas praias.

Publicidade

Este esporte surgiu em 1930 nas praias de Santos em São Paulo quando alguns turistas italianos usaram um pandeiro para jogar bola. Na época não havia rede e era jogado por homens, eles ficam a uma distância de 100 metros um do outro.

Depois foi demarcada no chão uma área própria com 17 metros para cada equipe e utilizada uma rede de tênis. Pode ser jogado por duas equipes com 2 ou 4 participantes. Atualmente homens e mulheres praticam este esporte e não existe idade para começar.

Publicidade

Entre 1940 e 1942 alguns clubes montaram equipes para jogar tamboréu. Alguns equipes se destacaram como Banco do Brasil, o Graussás, o Fri-Kik, o Estudantes, Fluminense e Banespa que conquistou vários campeonatos.

Nesta época o Santos que já era bem conhecido armou quadras para a prática do esporte. Depois surgiu o Clube Tupis em 1947 e 1948 que venceu alguns campeonatos.
Em 1949 o Clube Tupís passou a ser Caravelas e tornou-se uma das maiores equipes daquele tempo.

Nos anos 60 surgiu uma modalidade infantil chamada de “Tamborete” que usava dois aros de madeira e uma parte para segurar e era usado uma peteca de plástico ou uma bola de borracha.

Existem algumas regras que devem ser seguidas quando trata-se de campeonato: a rede deve ser confeccionada com cordonê ou fio de nylon, deve ter 10 metros de comprimento e um metro de altura. As bolas são as mesmas usadas nos jogos de tênis.O tamboréu possui um aro e uma tampa de qualquer material e seu diâmetro é de 26 centímetros.

A contagem do jogo terá 10 (dez) pontos em cada “set”. Ganha a equipe que atingir o 16º ponto e geralmente possuem 5 sets.

Na orla de Santos ocorrem campeonatos e suas categorias são juvenil, adulto, veterano e veteraníssimo, masculino e feminino. Tanto durante semana como nos finais de semana muitas pessoas praticam este esporte na praia.

Outra local que também possui o tamboréu é em Campinas que já conta com vários participantes. Geralmente nas manhãs de domingo este esporte traz inúmeros curiosos que prestigiam os jogadores. Atualmente possui em torno de 2 mil praticantes sendo 500 em Santos.

Quem fiscaliza os campeonatos e regras são a Liga Santista, a Liga Interiorana e a Federação Paulista de Tamboréu.

Publicidade

Deixe uma resposta