Artes e Cultura

O que é tango?

O tango é um tipo de música latina, onde a sensualidade, a conquista, o drama e a paixão dão o tom. Originário de Buenos Aires, na Argentina e Montevidéu, no Uruguai, no final do século XIX, a dança era recriminada e só era aceita em bordéis e cabarés. Dessa forma, poucas mulheres aceitavam dançá-la, e por isso era muito comum ver dois homens praticando. Por esse motivo cada pessoa fica com o rosto virado para um lado sem fitar um ao outro.

Publicidade

No início do século XX, marinheiros franceses que estiveram em Montevidéu, se apaixonaram pela dança e a levaram para Paris, que adotou o estilo musical rapidamente. Nos anos 1920, o tango se difundiu no mundo e começaram a surgir diversos cantores e compositores que fizeram muito sucesso no mundo inteiro.

Um dos principais nomes da história do tango é o francês naturalizado argentino, Carlos Gardel. Ele nasceu em 1890, em Toulouse e, aos dois anos de idade, se mudou para a Argentina. Desde cedo conheceu o estilo da música e ainda jovem começou a se apresentar em cafés no subúrbio de Buenos Aires. A sua obra mais conhecida é a música “Por uma cabeza”, escrita em 1935. Ela narra a história de um rapaz viciado em apostas de corrida de cavalos e compara esse vício por sua atração por mulheres.

Publicidade

Atualmente, há diversos estilos de tango, como por exemplo, o tango milonga, tango-canção, tango romanze e outros. Essa dança ainda é um dos principais atrativos de Buenos Aires, que atrai turistas em busca desse sensual estilo musical. Em 2009, a Unesco considerou o tango como um Patrimônio Cultural da Humanidade.

Veja o vídeo abaixo e conheça mais sobre o Tango:

Publicidade

Deixe uma resposta