Saúde e Bem Estar

O que é Tecido Epitelial?

Tecido Epitelial é aquele que possui a capacidade de proteger e cobrir as superfícies e as cavidades do nosso corpo, como o tubo digestivo, os pulmões, as glândulas, o aparelho urinário, as fossas nasais e os vasos sanguíneos. Além de proteger e cobrir, o epitélio também é responsável por evitar que sais e água escapem do corpo. O tecido epitelial forma parte dos órgãos dos sentidos e também das glândulas, podendo segregar líquidos, produtos químicos e também absorver substâncias nutritivas.

Publicidade

Os tecidos epiteliais são formados por uma ou mais camadas de células estão unidas apertadamente. Existem basicamente três tipos principais, são eles: plano; cúbico e cilíndrico. No tecido plano, as células plantas e finas acabam formando o estrato córneo ou a camada descamante, e atuam geralmente como uma cobertura protetora, que é observado nas camadas exteriores da pele. Já as células do tecido cúbico revestem pela parte de dentro os condutos da tireóide e também dos rins, estas células são quadradas. O tecido cilíndrico possui células altas e estreitas que possuem como função recobrir os intestinos por dentro, além da função secretória e absortiva. Estas células possuem muitas vezes finas projeções protoplásmicas, que são comumente denominadas de cílios.

Sendo uma das poucas exceções, o tecido epitelial não possui vasos sanguíneos. Portanto, as células são aderidas entre si. Devido a não existência dos vasos sanguíneos, este tecido acaba recendo nutrientes através da difusão a partir dos vasos sanguíneos que são encontrados no tecido conjuntivo adjacente (derme).

Publicidade

É importante frisar que este tecido é o responsável pela formação dos três folhetos embrionários, que são: ectoderme( epitélio de revestimento externo da boca, epiderme, fossas nasais e etc); endoderme( epitélio de revestimento do fígado, tubo digestivo, do pâncreas e etc); mesoderme( revestimento de vasos sanguíneos e linfáticos e também de serosas).

Publicidade

Deixe uma resposta