Casa e Decoração

O que é teflon?

Este componente é muito usado em panelas e frigideiras e ajuda a não grudar os alimentos.

Teflon é um revestimento antiaderente que serve para cobrir utensílios domésticos tais como panelas e frigideiras.

Publicidade

O Teflon é o nome popular porém é um polímero chamado de Politetrafluoretileno, PTFE. Surgiu através do químico Roy Plunkett, em 1938. O cientista notou um pó branco e depois de estudos concluiu que era um polímero composto por uma cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 átomos de flúor.

As características do polímero é que ele é resistente a altas temperaturas (500°C), é insolúvel em solventes, resiste ao ácido corrosivo a quente. Não é combustível e muito resistente aos reagentes químicos mais poderosos.

Publicidade

Porém a idéia de usar o Teflon em panelas foi o pesquisador Louis Hartmann em 1950, ele uniu o componente das panelas de alumínio ao novo material. Para conseguir isto ele usou ácido clorídrico na superfície do alumínio e desta forma o ácido corrói o metal e cria aberturas o que se chama de porosidade. Depois ele espalhou o Teflon sobre o metal e cozinhou a panela a uma temperatura que chegou a 400 °C. Este processo deixou o teflon muito resistente. As panelas e frigideiras tem a vantagem de grudar a comida e são fáceis de lavar.

Pesquisas realizadas pelo químico Ken Evans, da Universidade de liverpool, na Inglaterra, descobriu que o teflon quando esticado que ficam mais largos e não mais finos. Isto pode ser usado na fabricação de uma fita vedante que não passa água, em antenas parabólicas e torneiras. Também podera ser usada para criação de osso artificias, coletes à prova de balas, absorvedores de choque e de som.

O teflon é usado em canos, válvulas e registros, engrangens e isolamento térmico. A primeira vez que foi usado foi nas juntas de vedação e válvulas da bomba atômica Little Boy. Esta foi lançada em 1945 em Hiroshima.

Publicidade

Deixe uma resposta