Artes e Cultura

O que é Telenovela?

Telenovela uma palavra de origem castelhana, tele “de televisão” e novela, “gênero literário”. Porém tanto no Brasil quanto em Cuba é aceito a abreviação “novela”, mas em demais países da Europa e Portugal, é chamado de telenovela, para diferenciar da literatura. Assim como, nos Estados Unidos, chama-se soap operas devido suas primeiras produções terem sido patrocinadas por fabricantes de sabão.

Publicidade

Desenvolvida para exposição na televisão como uma ficção e baseada em experiências da sociedade, com objetivo de evolução da humanidade. Dividida em capítulos com continuação ao anterior. Sua história é prevista inicialmente, mas seu desfecho é decidido pelo autor no decorrer de seu desenvolvimento; podendo incluir novos personagens e até mesmo dar direcionamentos diferentes aos capítulos que podem estender-se até nove e dez meses em episódios semanais.

Após o primeiro bloco do capítulo de uma telenovela, é realizada a abertura, exibindo um clipe audiovisual, apresentando imagens e música temática da ficção; créditos de atores, participações especiais, crianças, autor da obra e seus diretores. Com destaque do nome da novela na finalização da apresentação. Conta-se também, com trechos do clipe com as descrições, “estamos apresentando” e “voltamos a apresentar” nos intervalos comerciais. Finalizando o capítulo, são apresentados créditos de câmeras e produtores. Pode haver alterações na ordem de apresentação dos dados, dependendo da produção.

Publicidade

“Novela é como um novelo que vai se desenrolando aos poucos” Janete Clair

Publicidade

Deixe uma resposta