O que é ténia?

Por:

Este tipo de parasita geralmente não apresenta sintomas porém pode provocar desconforto abdominal.

Ténia que também é chamada de solitária é um verme que se instala no intestino delgado do homem e também do animal.

A Ténia provoca irritação e dor. Ela mede de 5 a 10 metros e têm uma forma comprida e são hermafroditas, isto é, possui os órgãos sexuais dos dois sexos, feminino e masculino. Sua cabeça é chamada de escólex que possuem ventosas ou ganchos usadas para se fixar na mucosa intestinal. A ténia absorve os nutrientes na entrada do intestino do homem através da superfície cutânea.

O que é ténia?

Este parasita causa dores abdominais, cansaço, alterações no apetite e variação de peso. Em casos mais graves pode provocar diarreia, anemia, perturbações nervosas e enterites. Dependendo do alimento que a pessoa come sente a irritação como por exemplo pepino.

Ela é causada pela ingestão de carne de vaca. A Toenia solium é provocada pela carne de porco mal passada. Neste caso as larvas fixam-se na mucosa intestinal e crescem. Quando perde sua força perde também seus anéis que são expelidos pelo reto através das fezes, podendo ser vistas a olho nu.

Em 1758 as espécies Taenia solium e T.saginata foram descritas por Linnaeus. Zeder. A Taenia saginata atinge cerca de 40 milhões de pessoas, mas na maioria dos casos não apresenta sintomas. Nos bovinos a infestação ocorre ao consumir erva contaminada com ovos das vezes humana.

É no ser humano o parasita se instala de forma definitiva e que são ténias adultas, já nos peixes e crustáceos eles são transitórios.

Existem outros tipo de teníases como o Diphyllobothrium latum que pode chegar a 20 metros de comprimento e que geralmente se desenvolve em caranguejos e peixes de água doce. A Hymenolepis nana é uma ténia bem pequena com apenas 1 a 3 metros de comprimento, que se instala no homem e animais como os cães e roedores.

O diagnóstico é feito através da análise do exame de sangue onde a taxa de eosinófilos fica mais elevada.

O tratamento é feito com niclosamida e também pode ser usado diclorofeno, mebendazol ou albendazol. Uma bolsa de água quente pode amenizar as dores e até mesmo a acupuntura pode auxiliar. Existe um remédio popular e caseiro que é o chá de sementes de abóbora.

O melhor ainda é a prevenção lembrando que o homem não contamine o meio ambiente com fezes usando o banheiro para fazer suas necessidades, lavar as mãos após usar o sanitário e também ao lidar com alimentos, não ingerir carnes mal cozidas e mal assadas.

Deixe uma resposta