Ciência e Matemática

O que é Teoria da Relatividade?

Estudar física pode ser bem interessante, principalmente, se você se dedicar ao estudo da Teoria da Relatividade. Na realidade a Teoria da Relatividade é um conjunto de outras duas teorias, a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral.

Publicidade

A primeira, Relatividade Especial, foi publicada por Albert Einstein no ano de 1905 e funcionava como a conclusão dos estudos anteriores de Henri Poincaré e também do físico Hendrik Lorentz e muitos outros. A grande inovação que esta teoria traz para a física é que ao contrario do que Newton havia formulado anteriormente, espaço e tempo como conceitos separados, agora eles era apresentados como espaço-tempo uma unidade única.

Essa teoria entende que existem quatro dimensões, três delas são espaciais e uma se refere ao tempo. Foi a partir desse teoria que surgiu o conceito de velocidade da luz invariante. Essa teoria recebe a denominação de especial pelo fato de que ignora efeitos da gravidade.

A segunda teoria, Teoria Geral da Relatividade trata-se da ampliação dos conceitos da especial, ou seja, nessa teoria existem as variações e efeitos causados pela gravidade. E é nesta teoria que surge o conceito mais importante a ideia do espaço-tempo sendo curvo.

Publicidade

Uma curiosidade sobre a Teoria da Relatividade é que ela percebe o tempo de uma maneira diferente. Para ilustrar isso podemos entender, por exemplo, que se dois gêmeos se submetessem a uma experiência, em que um deles fica na terra e o outro viaja numa nave espacial, com velocidade próxima a da luz. Teríamos o seguinte panorama o gêmeo que ficou na terra estaria muito mais velho que aquele que estava na nave. O mais curioso é que isso já foi comprovado cientificamente.

Publicidade

Deixe uma resposta