Ciência e Matemática

O que é Teoria dos Jogos?

Um dos ramos mais interessantes da matemática aplicada, basicamente a Teoria dos Jogos analisa as situações diferentes que surgem de acordo com escolhas estratégicas dos indivíduos que buscam através de suas ações melhorar o retorno. Essa teoria surgiu para que fosse possível entender o comportamento econômico, mas com o passar do tempo perceberam que também poderia ser aplicada com eficiência na definição de estratégias nucleares.

Publicidade

Atualmente diversos campos acadêmicos se utilizam da teoria dos jogos. Também pode ser de grande utilidade no estudo das espécies e da seleção natural, pois, as atitudes dos jogadores (as espécies) pode determinar quem sobreviverá e quem não. Essa teoria é uma ciência que é bastante utilizada nos campos a politica, jornalismo, filosofia e muitos outros.

A Teoria dos Jogos passou a ser vista com atenção em meados dos anos 30 do século passado e sua aceitação cientifica se deu em 1944 com a obra “The Theory of Games and Economic Bahavior” dos autores John Von Neumann e Oskar Morgenstern. O campo para o qual foi desenvolvida inicialmente era a economia, mas não era somente as ações dos jogadores que deveriam ser consideradas, pois, na realidade também devemos compreender que agentes externos podem ajudar a definir o campeão.

Publicidade

Para quem deseja saber mais sobre e teoria dos jogos pode assistir ao filme “Uma mente brilhante” de 2001. Esse filme conta a história da vida de John Nash o ganhador do Premio de Ciências Econômicas de Alfred Nobel. E um outro filme que fala da teoria dos jogos é o Jogos de Guerra do ano de 1983.

Publicidade

Deixe uma resposta