Saúde e Bem Estar

O que é terapia ocupacional?

Terapia ocupacional é um tratamento que reabilita a pessoa para atividades que deixou de praticar devido a algum problema de saúde. Este problema pode ser físico, psiquiátrico, mental, geriátrico ou social. Um exemplo disto é uma pessoa que sofreu um acidente e ficou paraplégico e o terapeuta vai auxiliar na sua adaptação com a cadeira de roda, também em casa orientando na movimentação e nos cuidados com o corpo. Outro paciente que teve paralisia cerebral vai ser auxiliado para voltar a sua rotina anterior como usar o garfo, o prato vai ser adaptado para que o alimento não caia para fora e desta forma ter o máximo de independência possível.

Publicidade

A terapia ocupacional orienta a pessoa para que ela tenha uma vida normal e consiga interagir com a sociedade. Esta terapia é encontrada em clínicas psiquiátricas e ortopédicas, também em clínicas de reabilitação de portadores de necessidades especiais.

Ex-presidiários ou que consumiam drogas encontram ajuda na terapia ocupacional para reintegrar-se a sociedade, assim como crianças portadoras com problemas psicomotores ou de aprendizado.

Publicidade

Na I e II Guerra Mundial era preciso tratar os feridos e então a terapia ocupacional começou a surgir para ajudar as pessoas com traumatismos cranianos, neuroses da guerra e amputados. Em 1915 William Rusch Dunton publica o primeiro livro nesta área e surgi uma escola em Chicago, Estados Unidos. No Brasil a vinda da família Real portuguesa foi muito importante no uso das ocupações como tratamento e em 1852 no Hospital D. Pedro II foi o início da terapia ocupacional. A regulamentação aconteceu em 1964 e o primeiro curso surgiu em São Paulo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

Quem escolhe esta profissão para se dedicar, deve ter muita sensibilidade. O indivíduo deve ser visto com muito carinho pensando na sua rotina e como fazer para que ele tenha uma qualidade de vida melhor e sinta-se parte da sociedade novamente.

Publicidade

Deixe uma resposta