Saúde e Bem Estar

O que é terçol?

O terçol também chamado de hordéolo, viuvinha ou dordolho é uma inflamação da glândula sebácea Zeiss e Mol, ocorre em função de bactérias que pode ser staphylococcus,existentes na pele ou excesso de secreção produzida pelas glândulas da pálpebra, mas não é contagioso. O uso de maquiagem sem a devida limpeza também pode gerar o terçol. As pessoas que tem pele oleosa ou com baixa imunidade podem tem mais possibilidades de a inflamação. Outros fatores são o stress, a má alimentação e o contato com a poeira.

Publicidade

Geralmente atinge a pálpebra ou uma parte do olho que é interligado aos cílios. A região atingida fica dolorida. Primeiro aparece um caroço acompanhado de dor, calor, coceira, inchaço, mal estar ao piscar. Também há sensibilidade à luz.

Na maioria dos casos ele se resolve por si só. É muito raro tornar-se mais grave, atingindo toda a região orbitária.

Publicidade

Para o tratamento pode ser utilizado pomadas com antibióticos ou colírios. É muito bom também compressas mornas com água filtrada, pois ajudam a expelir o pus. Não deve-se apertar ou espremer pois pode torna-se mais grave.

O uso de xampus de pH neutro ajudam a evitar a formação da oleosidade e preveni o terçol. Lavando as mãos várias vezes ao dia também evita a transmissão de vírus e bactérias.

Quando o terçol não melhora em duas semanas é necessário fazer uma cirúrgica. Ele endurece e se transforma em calázio. Neste caso é importante procurar ajuda médica para não comprometer a visão.

Uma alimentação equilibrada também auxilia nestes casos. Por este motivo o ideal é não usar ingerir frituras, muito sal, álcool, cigarro e farinha branca. Ingerir chá de funcho ou mirra é uma opção natural para evitar esta inflamação.

Publicidade

Deixe uma resposta