Curiosidades

O que é Termodinâmica?

A termodinâmica é um ramo da física que procura estudar as transformações de energia. Ela estabelece que a energia não pode ser destruída, e que todas as outras formas de energia se convertem em energia térmica.

Publicidade

Esse ramo da física é baseado em duas relações muito importantes que são observadas quando se estudou a transformação de energia calorífica em outros tipos de energia, e também vice-versa. Essas relações são conhecidas como os dois princípios da termodinâmica.

O primeiro principio da termodinâmica, também conhecido como princípio da conservação da energia, pode ser expresso de várias formas, sendo elas: a energia pode mudar de forma, mas nunca pode ser criada e muito menos destruída; e na transformação de trabalho em calor ou vice-versa existe equivalência mecânica entre a quantidade de trabalho e a quantidade de calor. E o calor absorvido por um sistema é exatamente igual ao incremento de energia interna deste mesmo sistema, mais o trabalho externo desenvolvido pelo sistema durante a absorção.

Publicidade

O segundo principio da termodinâmica, também é conhecido como principio da degradação de energia. Este princípio se baseia na observação de que é sim possível obter uma transformação completa de energia térmica em outra forma qualquer de energia. E também o processo inverso. O calor não pode ser totalmente transformado em trabalho, pois parte do trabalho produzido é imediatamente reconvertido em calor devido a sua fricção.

Como todas as formas de energia possuem uma tendência de serem transformadas em calor, qualquer sistema pode mudar quando é introduzido calor no mesmo. E como o sistema não pode retornar ao seu estado original sem o auxilio de energia recebida do exterior, o calor então é a forma mais degradada de energia.

A teoria cinética diz que o calor é o resultado do movimento e da vibração das moléculas de uma substancia e que quanto mais um determinado objeto for aquecido maior será o movimento de suas moléculas.

Publicidade

Deixe uma resposta