O que é Terremoto?

Por: Ananda Manica

Terremotos são tremores de terra considerados fortes, esses tremores são resultado do movimento de grandes placas de rocha da crosta terrestre. Esses movimentos ocorrem na maior parte das vezes em locais onde há o encontro de duas placas.

O que é Terremoto?

As placas de rocha estão em constante movimento, porém movem-se lentamente. Os abalos ocorrem quando essas placas se encontram, os cantos das placas acabam exercendo força um sob o outro e quando a pressão atinge seu limite e as rochas acabam implodindo ou até mesmo se quebrando é que a terra treme.

É possível medir a intensidade dos terremotos através da escala Richter, que varia de 0 a 9 pontos. Esta unidade de medida utilizada indica o movimento que o solo fez e não os prejuízos cuidados devido ao terremoto. Terremotos que atingem 8 pontos na escala Richter pode acabar até destruindo uma cidade inteira, causando prejuízos inimagináveis a população que a cerca.

Existem atualmente aparelhos modernos que são capazes de captar as vibrações de um terremoto, é possível analisar através do choque das placas tectônicas, que produzem ondas de choque que se movem pela terra.

Não são em todos os locais do mundo que ocorrem os temidos terremotos, apenas em determinadas regiões. Os mais violentos ocorrem sempre próximos as bordas entre as placas da crosta terrestre.

Os efeitos destes abalos são sentido imediatamente, a maioria das pessoas não tem tempo de procurar abrigo e muito menos de tentar salvar seus pertences. É quase impossível de deixar as cidades quando isso ocorre, pois destroços de casas, carros, atingem as estradas criando bloqueios.

Terremotos podem ocorrer também nos oceanos, e são denominados tsunamis, que é uma onda formada devido a movimentação das placas tectônicas. No interior do oceano as ondas não são tão grandes, porém quando chegam a costa seu tamanho é estrondoso, causando um caos.

Deixe uma resposta