O que é Terror Noturno?

Por: Adriano Barreto

Terror Noturno é um distúrbio do sono onde a pessoa fica em pânico quando está dormindo.

Terror noturno ou pânico noturno é um distúrbio do sono que não deve ser confundido com pesadelos. Este distúrbio se caracteriza por, durante o sono, a pessoa ficar aterrorizada, em pânico, como se algo de muito ruim estivesse acontecendo. Este distúrbio é mais comum ocorrer em crianças de 3 a 8 anos, mas não há regra quanto a idade, já que pode ocorrer tanto com crianças, adolescentes ou adultos.

O que é Terror Noturno?

Como ocorrem

Os terrores noturnos ocorrem durante o sono profundo e nesta etapa as crianças começam a gritar, chorar e até mesmo a lutar com os pais quando estes tentam lhes acordar. Quando os pais tentam despertar, as crianças não acordam completamente e podem até mesmo não reconhecer os pais. Geralmente elas não lembram do que aconteceu quando despertadas por completo.

O que fazer

Quando ocorrer o terror noturno, não há muito o que os pais possam fazer para resolver o problema. O recomendado apenas é que os pais fiquem em silêncio e tentem proteger as crianças de possíveis danos, mantendo camas ou móveis que possam lhes machucar afastados, pois elas se agitarão muito. É muito difícil ver seu filho em desespero e simplesmente não fazer nada, mas não acorde ou tente socorrê-las, esta é a indicação médica.

Resolvendo o problema

Para solucionar este problema, o ideal é reduzir o estresse que a criança possa sentir durante o dia em sua casa, além de manter uma rotina para dormir. É importante também fazer do quarto um lugar tranquilo e iluminado suavemente. Outro fator que pode aumentar o problema são os estímulos externos antes da hora de dormir. Evite deixar a criança agitada, assim como a televisão antes de dormir também deve ser evitada. Em vez disso leia uma história para a criança ou dê um banho quente antes levá-las para cama, pois isso irá fazer com que relaxem.

O terror noturno em adolescentes e adultos

Este problema é mais comum em crianças, mas adolescente e até mesmo adultos podem vir a apresentar o distúrbio. Um problema grave deste distúrbio em adolescentes ou adultos são as reações físicas mais violentas, já que elas possuem uma grande força e uma característica do terror noturno é a falta de controle de seus atos, aliado a uma extrema agitação.

Se o problema continua após a infância, um médico precisa ser procurado. É possível, através de exames, identificar a atividade do cérebro durante o sono. Através de terapia é possível solucionar este problema.

Deixe uma resposta