Comportamento

O que é Teste Vocacional?

A hora de decidir qual a profissão seguir pode não ser fácil. Fazer um teste vocacional é uma saída para encontrar a carreira certa.

Em geral, a primeira solução para os adolescentes é recorrer a testes vocacionais online. Realmente fazer esse tipo de este vocacional pode ajudar a abrir os horizontes, mas não é o método mais indicado para a escolha de uma profissão. O ideal é que se faça um teste vocacional sendo acompanhado por uma equipe de psicólogos.

Publicidade

Esse tipo de acompanhamento geralmente dura de oito a doze sessões e deve ser feito a partir dos 16 anos, pois quanto mais cedo se identificar o curso que se têm aptidão, mais cedo pode se preparar o estudante para o vestibular. O acompanhamento psicológico para teste vocacional faz uma análise geral dos aspectos intelectuais, emocionais, psicomotores e interesses do aluno. No teste, uma das etapas de orientação vocacional é o autoconhecimento, com exercícios e atividades para entender o perfil do analisado. Outra etapa é a questão de conhecimento da realidade profissional, que pode ser feito em paralelo com entrevistas e palestras com profissionais da área, além de pesquisa e discussões de grupo.

Vale lembrar que todo teste vocacional tem o intuito de orientar a pessoa a escolher uma profissão, mas não quer dizer que deva se seguir somente aquela profissão indicada pelo teste. O maior erro das pessoas é pensar em uma única opção, quando na verdade o leque pode se abrir um pouco mais. Uma pessoa que gosta de humanas e de escrever pode ser um bom jornalista, mas também pode ser um bom publicitário ou relações públicas, por exemplo. É muito importante ter isso em mente porque testes são padronizados e pessoas não. O terceiro e último item é a escolha do curso em si.

Publicidade

A pressão familiar é um fator que pode atrapalhar um pouco o estudante que está confuso e querendo decidir sua escolha profissional. Pais bem-sucedidos costumam influenciar seus filhos a fazerem o que eles fazem e pais frustrados profissionalmente costumam influenciar seus filhos a fazerem aquilo que eles não tiveram oportunidade de fazer. O teste vocacional acaba ajudando o estudante a realmente ponderar na escolha abstraindo esse tipo de pressão.

É interessante olhar com atenção os novos cursos que existem atualmente. O mercado, em geral, cresce numa proporção muito favorável para a criação de novos cursos, inclusive bem focados em áreas específicas.

Portanto, quando se fala em teste vocacional, a dica para escolher a carreira certa é uma extensa pesquisa sobre tudo o que te agrada e sobre os seus próprios conhecimentos, em conjunto com o teste vocacional orientado por psicólogos, para que se tome uma decisão sensata, optando por uma carreira que não só lhe dará dinheiro, mas também felicidade.

Publicidade

Deixe uma resposta