Comportamento

O que é timidez?

A timidez é um padrão de comportamento da pessoa que fala pouco. Saiba como vencer a timidez e as vantagens que podem haver em ser tímido.

A timidez é um comportamento que se caracteriza pela inibição em situações onde é necessário a interação pessoal. Ao contrário do que muitos pensam, a timidez não é uma doença e não deve ser tratada de forma com que uma cura seja encontrada. A timidez se refere ao medo e receio. Esta palavra vem do latim “timere” que significa “ter medo”.

Publicidade

O medo do tímido

O tímido é uma pessoa que tem medo de ser criticado, de falar algo errado ou sem sentido, não fazer o que as outras pessoas esperam que eles façam ou simplesmente o medo de ouvir um não. Resumidamente podemos dizer que o tímido é a pessoa que tem medo do que os outros irão pensar sobre a sua pessoa.

Comportamento

Os tímidos são pessoas que não são seguras de si. Elas não possuem autoconfiança e dessa forma acabam por não emitir opiniões e pensamentos sobre determinados assuntos, pois tem medo de como as pessoas irão reagir aos seus comportamentos. Então para evitar o confronto os tímidos simplesmente se isolam, se calam, não interagem e quanto maior esse isolamento, menos confiança em si eles tem e mais se agrava a sua situação.

Publicidade

Além desse tipo de comportamento, a timidez acarreta algumas reações fisiológicas, como por exemplo o batimento cardíaco que se acelera e a respiração que se torna mais ofegante.

O aspecto positivo da timidez

A timidez não deve ser vista apenas como um aspecto negativo. Essa visão existe porque a sociedade praticamente obriga as pessoas a ter um excelente convívio social e que o destaque realmente seja dado para aquelas pessoas mais extrovertidas. Mas os tímidos, em geral, são pessoas que se destacam nos estudos, principalmente pelo fato dessas pessoas mais introvertidas possuírem uma grande capacidade de concentração. Além disso, os tímidos estão mais propensos a ajudar os outros, pois são pessoas que escutam mais do que falam.

Como superar a timidez

Para superar a timidez a primeira coisa a fazer é ter a consciência de que nem todo mundo está olhando e reparando em tudo o que você faz. Depois, é preciso que você encontre os seus pontos fortes e comece a usar isso para aumentar sua autoestima. Outra dica importante é aprender a aceitar a rejeição, pois esse é o principal ponto que faz você ser tímido: o medo de como as pessoas vão reagir. E por fim, nas suas conversas, procure sempre manter uma atitude amigável, como sorrir durante a conversa, mantendo sempre o contato visual.

Publicidade

Deixe uma resposta