O que é Tofu?

Por: Ananda Manica

O Tofu é um produto natural obtido a partir do feijão de soja rico, em proteínas vegetais, originário da China onde foi descoberto a mais de dois mil anos. Este alimento já é consumido há anos, porém somente há pouco tempo vem ganhando espaço no ocidente, como alternativa para regimes alimentares que são baseados em proteínas animais.

O que é Tofu?

A consistência do tofu é muito próxima a de um queijo, e pode ser preparado cozido, assado, frito, substituindo muitas vezes até a carne. Possui sabor adocicado e é um grande fonte de cálcio, muito importante para os ossos e também os dentes.

Para se produzir o tofu primeiramente é preciso descascar os grãos de feijão de soja e posteriormente é necessário esmagá-los com o auxílio de água quente.Após essa etapa as partes mais duras serão separadas do leite e após a adição de alguns componentes como o nigari ou cloreto de magnésio está feito a proteína tofu. Ele pode ser consumido assim mesmo ou mais elaborado, adicionando em diversas receitas.

Extremamente rico em proteínas, o tofu também é rico em minerais que são muito importantes para uma dieta saudável. É de fácil digestão, leve e pouco calórico, ideal para substituir vários outros alimentos que utilizamos diariamente que são excessivamente gordurosos e que nada tem a agregar a nossa saúde, apenas trazem complicações e futuras dores de cabeça.

O Tofu possui compostos que possuem efeito protetor contra vários tipos de câncer, como o de mama, de próstata e do reto. Outro benefício interessante é a diminuição das ondas de calor em mulheres que estão passando pela difícil fase da pré e também da pós menopausa. A soja em si possui poder de diminuir o colesterol total e o LDL, além de também possui ação oxidante. Portanto, os produtos originários da soja protegem também o sistema cardiovascular.

Deixe uma resposta