Tecnologia e Internet

O que é touchscreen?

Estas telas que funcionam com o deslizar dos dedos estão cada vez mais presentes em celulares e computadores e são a tendência do momento.

Touchscreen é um tela sensível ao toque realizado através da pressão do dedo ou caneta específica. São usados em celulares, tablets, caixas eletrônicos e videogames e dispensam o uso de mouse e teclados. Existem 3 sistemas que reconhecem o toque de uma pessoa são eles o resistivo, o capacitivo e onda acústica superficial.

Publicidade

O sistema resistivo é um painel de vidro normal com uma camada metálica condutora e outra resistiva. Quando a pessoa toca a tela, as duas camadas fazem contato naquele ponto.

No sistema capacitivo existe uma camada que armazena carga elétrica de esta fica no painel de vidro do monitor. No momento em que a pessoa toca o monitor com seu dedo, uma parte da carga No sistema de onda acústica superficial, existe um receptor e um emissor que ficam vidro do monitor. Também possuem refletores que enviam de volta um sinal elétrico. O transdutor receptor é identifica o toque.

Publicidade

Existe algumas diferenças quanto aos estímulos por exemplo no sistema capacitivo precisa ser usado o dedo para efetuar o toque. O sistema de onda acústica superficial permite que o toque seja realizado por qualquer objeto.

Porém o material das telas de cristal líquido, dependem de um híbrido metálico que estão se esgotando no mercado. Por esta razão as empresas e laboratórios estão em busca de um material substituto.

Este material é formado pela mistura de dois óxidos metálicos que recebe o nome de óxido de índioestanho. Tem como principal componente, o índio, que vem da mineração de chumbo e zinco, um material caro, difícil de encontrar e frágil de manusear.

Também ocorre que nem todas as minas recuperam este material. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos constataram que temos uma reserva mundial de 16 000 toneladas e a maior parte está na China. Porém a previsão é serão consumidas totalmente até 2020.

Um produto parecido e que poderia ser usado no lugar é o óxido de zinco que é encontrado com mais facilidade e bem mais barato, porém ele não conduz tão bem e nem é tão transparente como o índioestanho.

Também tem outros produtos similares que são prata, carbono, cádmio e polímero. Porém não sabemos qual será usado para substituir. Nenhum deles é igual ao índioestanho porém na falta dele algum terá que substituir em função da crescente procura por produtos com touchscreen.

Publicidade

Deixe uma resposta