Saúde e Bem Estar

O que é Toxoplasmose?

Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que é encontrado nas fezes dos gatos. É adquirida pelo contato com as fezes infectadas por ovos do parasita e também ao comer carnes cruas ou mal passadas, de porco e de carneiro e vegetais que não foram bem lavados.

Publicidade

Em 1923 foi descoberta a toxoplasmose em razão do falecimento de uma criança de 11 meses que teve cegueira. A partir de 1940 aconteceram grandes avanços em relação a doença permitindo fazer um diagnóstico adequado.
A infecção é comum e estima-se 1/3 da população mundial já teve contato. Para se ter uma ideia 80% da população de Paris adquiriram esta doença.

A toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o feto, mas se a contaminação ocorreu antes da gravidez a mãe desenvolve imunidade. Se adquirida durante a gestação pode ocorrer aborto. Para o bebê há risco de ter inflamação nos olhos que evolui para cegueira, convulsões, cabeça muito grande ou pequena e até retardo mental que podem se manifestar após meses do nascimento.

Publicidade

O diagnóstico é realizado através de exame de sangue. Muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas, mas em casos mais graves o paciente pode apresentar febre, cansaço, manchas pelo corpo, dificuldade em enxergar que pode levar a cegueira.

Na maioria dos casos não necessita de tratamento pois o organismo elimina o problema. Quando há gravidez ou imunidade baixa usa-se medicamentos e também ácido fólico para que o sistema imunológico volte ao normal.

A prevenção é feita lavando e cozinhando bem os alimentos, tendo cuidado com os animais domésticos, mantendo a limpeza e higiene nos locais onde eles permanecem, atenção também as baratas que contaminam os alimentos. É muito importante fazer exames laboratoriais antes e durante a gravidez para que o tratamento possa ser realizado a tempo.

Publicidade

Deixe uma resposta