O que é Transformação Química?

Por: Ananda Manica

É a mudança da disposição dos átomos para formar diferentes tipos de substâncias. Para que ocorram essas mudanças é necessária a presença de alguma forma de energia, geralmente o calor.

O que é Transformação Química?

Um exemplo de transformação química é o ferro que se transforma em ferrugem, os combustíveis que quando se queimam produzem fumaças e cinzas, as pilhas produzem a eletricidade e etc. Todas essas mudanças ocorrem constantemente a nossa volta e permitem ao homem usar o oxigênio que respira e o alimento que ingere. A vida não poderia seguir a diante sem esses importantes processos.

Nas transformações químicas o que se altera é a disposição eletrônica do átomo ou da molécula, mas não do núcleo, como acontece em reações nucleares. Durante as transformações químicas, os elétrons dos átomos são cedidos, recebidos ou co-participados. Os átomos que dão ou recebem elétrons tomam o nome de íons, e, como tais, são quimicamente ativos, alguns mais que outros.

Certas transformações, em aparência, são apenas mudanças físicas, que geralmente acompanha a mudança química, enquanto que esta não segue necessariamente a mudança física. Por exemplo, se uma determinada rocha for esfarelada até se transformar em pó, a aparência física desta rocha irá mudar, mas não a natureza química dos átomos de rocha. O pó continuará sendo a mesma rocha, a única diferença é que se apresenta pulverizada.

Outro exemplo é quando se serra uma tábua em duas, o corte passa entre os átomos, não através deles. Por outro lado quando é aceso um fósforo, surgem diversas substâncias diferentes. Neste caso se produzem as mudanças físicas e também as mudanças químicas. O material que se alterou quimicamente não pode voltar a seu estado original por simples meios mecânicos.

Como afirmado anteriormente, a produção de luz, de calor ou de energia elétrica acompanha qualquer transformação química. Quando certas substâncias se combinam, liberam o calor.

Deixe uma resposta