O que é trapiche?

Por:

Esta máquina foi muito usada antigamente na época da escravidão e movida por animais, atualmente substituída por máquinas mecanizadas.

Trapiche é uma máquina que serve para moer a cana de açúcar e apresenta dois cilindros, um recipiente e um braço que faz com que os cilindros rodem, também chamado de engenho de açúcar. A máquina é movida por bois que ficam presos na sua extremidade. O movimento do animal de forma circular aciona os cilindros.

O que é trapiche?

Os trabalhadores colocam a cana na máquina que é moída e o caldo é recolhido embaixo dos cilindros.

Antigamente no Brasil os trapiches eram usados nos engenhos no período da escravatura e o trabalho era executado pelos escravos.

Em Cabo Verde os trapiches ainda são usados na área rural. O uso do trapiche em Cabo Verde está reduzindo por causa da existência de máquinas automáticas.

A história do trapiche começou em 1533, quando o português Martim Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar para o Brasil. Ela teve sucesso no Nordeste deste país e transformou-se na maior exportadora de açúcar do século XVII.

Para que a fabricação da cana-de-açúcar fosse possível eram necessárias outras instalações e equipamentos. Foi aí que surgiu o trapiche ou engenho de açúcar. Com o tempo estas máquinas foram se espalhando e chegando a 400 unidades no século XVII. Elas esmagavam o caule para retirar o caldo.

Depois de retirado o caldo era levado para as caldeiras e fornalhas onde passavam por um processo de cozimento. Em seguida sofriam a etapa de refinamento do açúcar e assim chegavam ao final do processamento. Para produzir a cachaça, o caldo ficava armazenado até fermentar e também para destilação. Para a produção do açúcar o caldo ficava em tachos de cobre em fogo. Alguns fazendeiros não possuíam recursos para ter um trapiche e usavam outros métodos para conseguir retirar o caldo.

Existia também o engenho real que tinha diferença do trapiche. O engenho real funcionava com água..Muitas vezes usavam o engenho real para moer a cana e o trapiche para fabricar aguardente.

Com o tempo surgiram máquinas mecanizada que ajudaram a aumenta a produtividade e traziam benefícios para o meio ambiente, mas também trouxeram alguns prejuízos como a redução do emprego no campo. Além disso começaram a existir máquinas para colher a cana também. Porém aquelas usadas antigamente eram de grande utilidade e auxiliavam os fazendeiros em sua produção.

Deixe uma resposta