Esportes

O que é triathlon?

Triathlon é um esporte que une três modalidades, natação, ciclismo e corrida. É um esporte que requer muito treino e dedicação.
Surgiu em 1904 nos jogos olímpicos de Saint Louis e em 1921 na França foi praticado em evento e tinha características do triathlon moderno. Este esporte voltou com mais força na década de 30 no Sul da Califórnia. Os atletas estavam de férias e eles praticavam natação e ciclismo para descansar das competições, gostaram tanto do esporte que voltaram a praticar mais vezes. O Ironman que é referência para o triathlon surgiu em 1978 no Havaí. O esporte teve seu auge nos anos 80 com surgimentos de competições e novos atletas.

Publicidade

No Brasil o triathlon surgiu em 1982 organizado pelo jornalista americano Yllen Kerr. A primeira prova com as distâncias corretas foi realizada em 13 de maio de 1983 com 1000m de natação, 43km de ciclismo e 11 km de corrida. Como prova olímpica o esporte surgiu como demonstração nos jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Em 2000 foi incluído nas Olimpíadas de Sydney.

O atleta destas modalidades não tem prejuízo por praticar três esportes, pelo contrário desenvolvem um corpo mais equilibrado e estimulam o condicionamento aeróbico.
Todo o treinamento deve ser feito com cuidado para não provocar lesões. A carga deve ser aumentada gradativamente principalmente para inciantes. Para um preparo adequado pode ser realizado um trabalho de força através de musculação, RPM e ao final dos exercícios é muito importante o alongamento.
Um dos equipamentos usados é a bicicleta que é a mesma das corridas ciclísticas e tem como objetivo adquirir maior velocidade possível e para a corrida é necessário um tênis confortável.

Publicidade

Para quem quer iniciar no triathlon deve antes de mais nada procurar um médico para avaliar o estado físico, já que este esporte requer preparo e dedicação. Deve ser praticado com cautela conhecendo um esporte de cada vez.

Publicidade

Deixe uma resposta