O que é Triglicerídeos?

Por: Ananda Manica

Triglicerídeos nada mais é que uma forma de gordura que é composta por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Esse tipo de gordura circula na corrente sanguínea e fica armazenado no tecido adiposo, que é o tecido responsável pelo armazenamento de gordura (energia), como também pela proteção e produção de certos tipos de hormônio.

O que é Triglicerídeos?

A ingestão demasiada de comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas pode elevar os níveis de triglicerídeos, podendo causar malefícios a saúde humana. Os principais vilões são: refrigerante; farinha; pizza; lasanha; chocolate; carnes gordurosas e Etc.

Altos níveis de triglicerídeo no sangue podem formar barreiras de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando assim a circulação do sangue, para ter uma vida saudável e evitar problemas com o triglicerídeos é interessante ter uma alimentação saudável, a base de frutas, legumes, carnes magras, leite desnatado, beber bastante água, grãos integrais e praticar exercícios físicos.

Os valores de triglicerídeos considerados normais são de até 150 mg/dl, acima deste valor e até 199 mg/dl é considerado um pouco elevado. Já de 200 a 499mg/dl é considerado um valor alto e 500mg/dl ou mais é considerado muito alto. Portanto é importante realizar exames clínicos para acompanhar a saúde e poder prevenir precocemente algum possível problema.

Altos valores de triglicerídeos no sangue além de poderem causar problemas no coração, podem causar pancreatite, que é o aumento do fígado e do baço. Triglicerídeos em altos níveis também podem causar depósitos de gordura que são chamados de Xantomas.

Deixe uma resposta