Curiosidades

O que é tropicalismo?

O tropicalismo foi um movimento musical, mas também ocorreu nas áreas de artes plásticas, cinema e poesia. Também conhecido como Tropicália, iniciou no Brasil no final no ano de 1960, mas o principal evento que divulgou o movimento foi o Festival de Música Popular ocorrido em 1967 e transmitido pela TV Record.

Publicidade

As letras da música falavam de críticas sociais e temas do cotidiano e não queria combater a ditadura militar. Então algumas pessoas criticaram por pensar que deveriam ser de protesto.

Outra crítica que recebiam era pelo uso de guitarras elétricas, pois achavam que isto prejudicava a música brasileira e isto era influência da cultura americana.

Publicidade

Alguns nomes do tropicalismo eram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Gal Costa.

Algumas músicas fizeram sucesso na época como as de Caetano Veloso, Tropicália, Alegria, Alegria e Atrás do Trio Elétrico. Alegria, Alegria fez muito sucesso nas rádios e vendeu mais de 100 mil cópias.

No primeiro festival realizado Caetano cantou Alegria, alegria que falava sobre a realidade urbana. Gilberto Gil apresentou a música Domingo no parque. Algumas canções foram vaiadas e houve violência na plateia.

Em 1968 a Rede Globo lançou o Festival Internacional da Canção. Neste festival Gil cantou Questão de Ordem e Caetano É proibido proibir. Caetano foi agredido com ovos e tomates e então desafiou a plateia dizendo Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder.

O movimento foi muito polêmico e os estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, vaiaram e jogaram bombinhas em Caetano, Gil e Torquato.

Em 1968 foi o ano que aconteceram as greves e manifestações estudantis. Neste ano então surgiu o Ato Institucional Nº 5 que acabou com as liberdades civis e de expressão. E em 27 de dezembro, com a prisão de Caetano e Gil a Tropicália foi perdendo a força.

Em 1998, quando passou-se 30 anos do movimento, ele retorna sendo tema do Carnaval de Salvador. Na mesma época foi gravado o CD Tropicália 30 Anos.

Publicidade

Deixe uma resposta