Notícias e Atualidades

O que é Tsunami?


Nos últimos tempos temos visto em telejornais e na internet falar muito sobre tsunamis, porém, não temos uma ideia palpável do que é isso. As ondas gigantes que causam medo em que as vê chegando perto têm também uma definição como tudo. O tsunami é também conhecido como maremoto. A palavra maremoto é composta maré mar e motus (movimento) logo concluímos que é um movimento do mar.

A palavra tsunami vem do japonês e significa algo como “onda do porto”. Basicamente podemos entender o maremoto ou tsunami como sendo uma sequencia de grandes ondas. Essas ondas são deslocadas por um grande volume de corpo e água, seria a revolta de um pedaço do mar. O Japão, que atualmente passa por esse problema, sofre muito com esse tipo de ocorrência devido a sua localização geográfica.

A localização do Japão é muito propicia para terremotos que por sua vez podem gerar os tsunamis.O impacto das placas tectônicas, que causam os terremotos, podem gerar os tsunamis por que geram a pressão no oceano. Esse tipo de ocorrência é muito séria por que pode causar grande devastação e destruição.

É bastante difícil fugir de um tsunami por que eles são muito mais rápidos que os seres humanos. Os tsunamis são o resultado de grandes distúrbios abaixo da água e podem ser o resultado de como já falamos terremotos, mas também de vulcões em erupção, explosões embaixo da água e também impactos como deslizamentos de terra.

Mas, o tsunami ainda não tem um tipo de definição oficial por que faz pouco tempo que foi reconhecido como um tipo de evento da natureza.

01 Comentário

Comente