O que é Tuberculose?

Por: Ananda Manica

Tuberculose é uma doença de origem microbiana, contagiosa produzida pelo bacilo de Koch. Quando o indivíduo adquire essa doença à lesão habitual é um nódulo pequeno denominado tubérculo. Este nódulo pode aparecer em qualquer parte do corpo, atacando geralmente os pulmões, devido a essa característica é que a maioria das pessoas acredita que a doença se localiza apenas no sistema respiratório.

O que é Tuberculose?

O bacilo causador da tuberculose foi conhecido apenas em 1882 por Robert Koch, este bacilo possui formato de bastão e sua extremidade é arredondada.
Este bacilo possui quatro variedades, sendo elas: humano, aviário, bovino e pisciário. O bacilo de Koch é o mais resistente dentre os outros bacilos em relação à ação dos agentes exteriores, ele resisti à dissecação, a ação de ácidos fortes e também a ação do frio, porém não resiste à temperatura de até 75ºC. Quanto o bacilo se encontra em locais com esta temperatura, acaba morrendo em até 15 minutos.

A tuberculose se propaga por contágio através da saliva de pessoas que foram infectadas pela doença, e acabam respirando o mesmo ar do infectado.

Vários fatores favorecem o contágio desta doença, como má alimentação, falta de higiene, promiscuidade, e etc.

O tratamento desta doença deve estar baseado no seu diagnóstico precoce. O tratamento utilizado é a base de medicação e isolamento, tanto em domicilio, em hospitais e sanatório, onde se faz necessário também a desinfecção do local para evitar que outra pessoas também adquiram a doença.

Deve-se repousar e utilizar remédios receitados por especialistas, sendo os mais comuns: estreptomicina, ácido paraminosalicílico e a hidrazida do ácido isonicotínico. Atualmente existem diversos meio de tratamento, como os profiláticos e terapêuticos, que possibilitam uma cura mais elevada nos pacientes se forem atendidos de forma eficiente. A vacina utilizada para evitar a tuberculose é aplicada principalmente em recém nascidos.

Deixe uma resposta