Animais

O que é Tuim?

Tuim, no plural tuins, é o nome comum dado a pequenas aves psitaciformes do gênero Forpus, de coloração verde semelhantes a periquitos, só que mais robustos.

Publicidade

É encontrado no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia, também no alto amazonas até o Peru e a Colômbia. Vive a beira da mata.

Desloca-se velozmente e a melhor defesa que possui é ficar imóvel e calado, um indivíduo que acaba de pousar ou que está assustado imobiliza-se, fixando com os olhos o perigo que supõe existir.

Publicidade

Procura seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos frutíferos. Subindo na ramaria utiliza o bico como um terceiro pé e usa as patas para segurar a comida, levando à boca. Gosta mais das sementes do que da polpa da frutas. É atraído por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta e procura também as frutas da imbaúba dos capinzais. Em cativeiro, a alimentação não difere muito daquela da natureza. Come sementes (alpiste, painço, girassol), além de verduras, pão, biscoitos.

Mede 12 cm e seu peso é de apenas 26 gramas, sendo o menor psitacídeo do Brasil.

O macho tem grande área azul na asa e no baixo dorso e a fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça.

Vive rigorosamente aos casais que, ao que se sabe, permanecem unidos por toda a vida. Cria seus filhotes em ninhos velhos de joão-de-barro, em ocos cupinzeiros. O número de filhotes pode ser estimado por observação do casal voando, que já foi observado de até 8filhotes. Os filhotes separam-se dos pais apenas quando estes começam a cruzar novamente. A época ideal para o acasalamento e reprodução ocorre nos meses de clima quente. A postura varia de três a seis ovos, e a eclosão acontece em cerca de 20 dias. Trinta dias depois os filhotes já sairão do ninho com plumas e voando.

O casal desta espécie tem um hábito que demonstra extremo carinho: o de ficar roçando um as penas do outro. Ele emite um chiado agradável, com um som semelhante a “tuim, tuim”. Mas o que eles mais gostam e se divertem bastante é o banho de chuva. Eles demonstram alegria, cantando e arrepiando as penas. Mas banhos desse tipo, ou com esguicho, muito demorados são desaconselháveis pelo perigo dos passarinhos contraírem pneumonia ou resfriado.

É uma ave que possui um colorido bonito, é dócil e pode ser criada em pequenos ambientes. É um exemplo de convivência harmoniosa. É um pássaro que vive, em média, 12 anos.

Publicidade

Deixe uma resposta