Ecologia e Meio Ambiente

O que é tulipa?

Tulipa é uma flor que tem origem na Turquia, da antiga Pérsia (atual Irã) e do Afeganistão (regiões da Ásia Menor). Seu nome científico é Tulipa gesneriana l., da família das liliáceas bulbosas. Existem cem espécies com folhas alongadas, ovaladas ou parecidas com lanças. Uma tulipa dura em torno de dez dias e sua flor pode medir de 30 e os 60 cm.

Publicidade

Esta flor encantou os holandeses e é simbolo nacional, foi trazida para a Holanda através do botânico Carolus Clusius, em 1593. O nome tulipa foi dado em função a semelhança a um turbante. Existe também um tipo de copo chamado tulipa por lembrar o formato desta flor.

Na Turquia é cultivada somente nos jardins reais e na Holanda era considerada uma “flor elegante”. Um pessoa de Amsterdã chegou a trocar uma casa por um bulbo de tulipa. Por causa dos exageros cometidos pelas pessoas nesta época o governo holandês proibiu o comércio desta flor.

Durante a Segunda Guerra Mundial, houve falta de comida e os holandeses precisavam cozinhar e torrar o bulbo para se alimentar e beber. Foi considerada como “símbolo da sobrevivência”, pois salvou muitas vidas na época da Guerra.

Publicidade

Em 1620, os preços desta flor eram caros pois a tulipa era rara. A tulipa foi trazido para o Brasil em 1988 pelo produtor Klass Schoenmaker morador do município de Holambra, em São Paulo. No início foi produzido em câmaras, depois foram retiradas dela, plantadas e adubadas no solo.
Para comprar tulipas as melhores são flores em botão. Elas ficam bem em local fresco e com luminosidade, sem vento e sol forte. Pode ser colocado um gelo nos horários mais quentes para diminuir o calor.

Os tipos de tulipas mais comuns são: Tulipa Darwin, Tulipa Flor-de-lis, Tulipas Papagaio, Tulipas Botânicas.

Publicidade

Deixe uma resposta