Profissões

O que é turismólogo?

A profissão foi regulamentada mas não há exigência do diploma para atuar na área.

O turismólogo é a pessoa responsável pela organização e divulgação relacionadas ao turismo. Ele estuda e desenvolve projetos de passeios e viagens e pode trabalhar em agências de viagens, empresas de eventos, hotéis, pousadas, transportadoras e aeroportos. Também pode trabalhar em Secretarias de Turismo, divulgando os eventos da cidade.

Publicidade

Quem optar por um curso de graduação vai estudar durante 4 anos disciplinas como filosofia, sociologia, história, português e geografia. Também tem noções de gestão, administração financeira, patrimônio, recursos humanos, alimentos e bebidas.

O termo Turismólogo surgiu no início dos anos 70 para reconhecer a categoria de profissionais da área de turismo. A palavra tem a mesma origem de psicólogo, odontólogo e geólogo.

Publicidade

Para que o profissional tenha um diferencial é importante realizar um curso de idiomas, como inglês e espanhol. É essencial entender de informática para o desempenho da função.

O tempo de trabalho é 40 horas semanais, mas quem trabalha em hotéis e aeroportos precisa trabalhar nos fins de semanas e feriados, algumas vezes até de madrugada.

O turismo está crescendo no Nordeste em razão de sua paisagens, praias e reservas florestais. Outras atividades que estão em expansão é o ecoturismo e o turismo de aventura.

O profissional que está inciando sua carreira ganha em média R$1.500. Já para quem tem alguns anos de experiência o salário pode chegar a R$4.500.

A lei nº 12591 regulamenta a profissão porém há uma observação que diz que qualquer pessoa que exerceu alguma atividade no setor de turismo nos últimos doze meses pode ser considerado turismólogo. Isso prejudica quem completa um curso superior na área de turismo e investiu para poder se formar.

A presidente justifica que aceitou esta observação pois existe o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que isso não traga dano ou prejuízos à sociedade.

Publicidade

Deixe uma resposta