Esportes

O que é UFC?

Saiba um pouco sobre a história do evento de artes marciais mais disputado do mundo

Muita gente hoje em dia confunde UFC com MMA. MMA é a abreviação de (Mixed Martial Arts) o que quer dizer “ Artes Marciais Mistas”. Ou seja, é o nome dado ao esporte de lutas onde praticantes de qualquer arte marcial se reúnem para disputar qual arte é mais eficiente.

Publicidade

Já o UFC ( Ultimate Fighting Championship) é o maior evento de MMA do mundo. É o evento mais caro e que reúne os melhores lutadores do mundo.

Entenda um pouco sobre o que é o UFC.

Criação do UFC

O UFC foi criado em 1993, por brasileiros, isso mesmo, pela família Gracie, que por sua vez tinha intenção de mostrar a eficiência do jiu-jitsu para o mundo. Então, criou-se um evento que tinha a intenção de colocar frente a frente todas as artes marciais, sem categoria, sem limite de tempo e sem regras. Assim reuniram-se lutadores de boxe, caratê, muay thay, sumô, taekowondo entre outros para disputar o grand prix UFC.

Publicidade

Grand Prix do UFC

Para que um lutador fosse campeão do Grand Prix, ele tinha que vencer três lutas no mesmo dia. Sendo quartas de final, semifinal e a grande final. E desse modo, um dos integrantes da família Gracie, Royce Gracie, com um corpo franzino se destacou e assombrou o mundo ao vencer adversários com o dobro do seu peso e sagrou-se campeão das duas primeiras edições, sendo que na terceira, ele se lesionou.

O sucesso e o fracasso do UFC

Daí em diante o evento foi do sucesso ao fracasso. No começo tudo foi muito fantástico, só que com o passar do tempo, alguns estados americanos foram proibindo os eventos, por acharem que os mesmos eram muito violentos e não prestava nenhuma assistência ao lutadores. Ficando assim difícil da família Gracie manter o torneio.

Compra dos direitos do UFC pela Zuffa

Depois de quase ser levado a falência o UFC foi vendido a empresa Zuffa pela quantia hoje irrisória, porque o evento vale bilhões, por 2 milhões de dólares. Assim sendo os dirigentes dessa empresa reformularam todo o torneio. Sendo que o torneio sofreu uma grande mudança na sua estrutura de regras. Sendo colocados limites de tempo, categorias, golpes ilegais. O que alavancou o torneio, transformando-o no sucesso que é hoje.

Categorias do UFC

O UFC tem as seguintes categorias:

Mosca (Flyweight) – até 56,7kg
Galo (Bantamweight) – 61,2kg
Pena (Featherweight) – até 65,8kg
Leve (Lightweight) – até 70,3kg
Meio-Médio (Welterweight) – até 77,1 kg
Médio (Middleweight) – até 83,9kg
Meio-Pesado (Light Heavyweight) – até 93,0kg
Pesado (Heavyweight) – até 120,2kg

O sucesso dos brasileiros

Atualmente o UFC tem três campeões e um campeão interino ( pois o campeão está lesionado a muito tempo). Junior Cigano – campeão dos pesos pesados, Anderson Silva – campeão dos médios, José Aldo – campeão dos penas e Renan Barão – campeão interino dos pesos galo. Sem falar de outras lendas que já foram campeões do evento como: Rodrigo Minotauro, Maurício Shogun, Lyoto Machida, Vitor Belfort, Murilo Bustamante , Marcos Ruas, entre outros que ganharam fama e destaque por sua habilidade e talento.

Enfim as lutas se tornaram muito empolgantes e estão cada vez mais conquistando adeptos pelo mundo inteiro.

Publicidade

Deixe uma resposta