Saúde e Bem Estar

O que é úlcera?

Úlcera é uma inflamação localizada no estômago, duodeno e esôfago e que provoca dores e queimação nestes locais. Pode causar perda de apetite, azia e em casos mais graves ocorre fezes e vômitos com sinais de sangue.

Publicidade

A causa mais comum desta doença é a infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H.pylori). Outras causas podem ser uma gastrite já existente, estresse provocado pela pressão e problemas do cotidiano e uso prolongado de anti-inflamatórios e aspirina. Alguns estudos mostram que existem pessoas que têm a bactéria no estômago e não desenvolvem úlcera. As pessoas que apresentam úlcera tem a infecção pela bactéria mas também possui uma predisposição genética.

O diagnóstico é realizado através de endoscopia e neste procedimento é feito uma biópsia para ver se não é câncer. Este exame funciona da seguinte maneira, é colocado um tubo com uma luz na sua extremidade, iniciando na boca depois vai até o esôfago, estômago e por fim no duodeno. Para realizar o exame o paciente toma um sedativo para dormir e não sentir nenhum desconforto.

Publicidade

Quando ocorre hemorragia o paciente deve ter muito cuidado e procurar ajuda médica, pois o sangramento pode ser lento causando uma anemia crônica. Quando é rápido o paciente pode ter vômitos como sangue e evacuações enegrecidas Quando as úlceras não são tratadas pode corroer a parede do estômago ou duodeno levando a uma perfuração.

O tratamento é realizado com medicamentos e em casos mais graves é feita cirurgia. Também pode ser curada controlando o estresse e a alimentação, evitando refrigerantes, bebidas de álcool e café .O fumo também contribui para o aparecimento da doença e dificulta a cicatrização . Para amenizar os sintomas é indicado antiácido e leite.

A indicação é que procure o médico assim que sentir dores e queimação no estômago, assim a doença pode ser tratada ainda no início evitando assim complicações graves como o câncer.

Publicidade

Deixe uma resposta