O que é um hidrofone?

Por:

Um hidrofone é um instrumento elétrico que capta vibrações sonoras transmitidas através da água ou outros líquidos, permitindo a escuta de sons em ambientes aquáticos.
Esse dispositivo transforma um tipo de energia em outra, no caso reconhece um som ou ruído embaixo da água na forma de uma frequência. O equipamento registra esse dado que é transformado em sinal para eletricidade e permite visualizar um valor.

O que é um hidrofone?

Os hidrofones são usados na exploração de petróleo, registros e localização de vazamentos em dutos subterrâneos, e também em fugas nas redes de abastecimento de água potável. Usado em embarcações para detectar a presença de submarinos.

Em Santa Catarina pesquisadores usam o instrumento para ouvir o som das baleias franca. A universidade da Pensilvânia emprestou o hidrofone e analisa os sons. Nos Estados Unidos este animal está desaparecendo em função da poluição aquática e dificultando a reprodução. Agora o Brasil também quer saber como elas vivem e o equipamento vai ser muito importante.

O hidrofone tem seu funcionamento baseado nos seguintes conceitos :

Resposta em frequência e faixa útil de frequências.

Linearidade, que controla a variação da sua sensibilidade caso seja inferior a um determinado valor.

Ruído elétrico, que determina qual a menor amplitude possível de se fazer a leitura com o hidrofone.

Os tipos mais comuns são: Hidrofone tipo agulha (needle) ? são os mais simples. Basicamente, eles são montados usando-se um tubo metálico. A face externa do disco faz contato elétrico com a parede do tubo e a face interna faz contato com um fio condutor introduzido. Hidrofone de membrana ? Esse tipo de hidrofone é considerado excelência em ultra-som, por apresentar as melhores características para limites especificados. Sua estabilidade de longo tempo é considerada boa o suficiente para aplicações metrológicas.

Como esses equipamentos trabalham com uma faixa de precisão alta, necessitam de calibração.

Um comentário

  1. Claudimir
    1 de dezembro de 2013

    Faltou colocar que foi tudo retirado do trabalho “Métodos de calibração de hidrofones”, de Rodrigo Pereira Barretto da Costa-Félix em 2007.

Deixe uma resposta