Ecologia e Meio Ambiente

O que é um iceberg?

Iceberg é um bloco de gelo que fica flutuando e vem das geleiras dos pólos Norte e Sul. Eles se desprendem por causa peso que pode chegar a muitas toneladas e da movimentação das marés. Eles são formados de água doce provenientes da neve. Geralmente uma parte do Iceberg se localiza cima do nível da água e a maior parte dele fica abaixo.

Publicidade

Em 1956 localizou-se um grande iceberg na Antártica. Naquela época ele tinha 335km, hoje possui 31km quadrados. O iceberg percorre uma distância de até três mil quilômetros.

Os Icebergs tem a forma parecida com um tijolo ou tábua e as vezes são irregulares. Ele pode durar de quatro e dez anos, mas podem derreter por causa do sol. Eles existem no planeta há mais ou menos de dez mil anos.

Publicidade

Os icebergs com o formato de tábuas tem origem nas barreiras naturais de gelo, e os blocos irregulares vem de glaciares flutuantes. É tanta água que o iceberg produz que pode abastecer três milhões de habitantes durante um ano.

Os icebergs são perigosos para a navegação, um exemplo foi o que ocorreu com o famoso navio Titanic em 1912, que foi tema de filme também. Ele bateu em um iceberg enorme e com isso afundou matando muitas pessoas. Na Groenlândia também se formam grandes icebergs.

Existe um tipo de água que é feita com pedaços de gelo derretidos chamada Borealis. Antes do planeta ter poluição os icebergs já existiam, por isso os produtores desta água dizem ter um produto confiável.

Existe o Princípio de Arquimede que explica como pode um iceberg flutuar, o peso do líquido que um iceberg pode deslocar é maior que seu peso, então ele flutua.

Publicidade

Deixe uma resposta