Animais

O que é um Panda?

Panda é um mamífero carnívoro, pertencente a família dos Procionídeos, que são bastante semelhantes a um grande urso de pelúcia. Este mamífero é encontrado apenas em locais remotos, como as montanhas do Tibet.

Publicidade

Existem dois tipos de panda, o panda gigante e o panda pequeno, sendo os dois tipo bem raros. O panda gigante foi considerado durante algum tempo um animal mitológico, este animal pode atingir até 2 metros de altura e o primeiro só foi caçado em 1937. Já o panda pequeno possui aspecto mais parecido com o de um animal doméstico, mas é preciso ter cuidado, ele é bastante agressivo, possui dentes e unhas afiadas.

A maioria destes animais prefere viver em áreas montanhosas no meio de bambuzais, em locais onde a altitude é de 1.200 até 4.000 m. Apesar do panda ser um animal carnívoro ele é um animal onívoro e se alimenta principalmente de bambu. A gestação destes animais dura cerca de 135 dias e nasce no máximo dois filhotes por gestação. Quando ocorre o nascimento de dois filhotes a mãe panda acaba rejeitando um deles, devido eles serem muito frágeis e necessitarem de muito cuidado. O filhote rejeitado acaba morrendo sem os cuidados dela.

Publicidade

Uma informação interessante de salientar é que esses animais em cativeiro quase nunca demonstram qualquer tipo de desejo sexual com outros pandas, ou seja, é muito difícil ocorrer o cruzamento de forma natural, fazendo com que este fator acabe prejudicando na perpetuação desta espécie. Eles vivem cerca de 13 anos, porém há relatos de alguns que já viveram mais de vinte anos, o que equivale a cem anos de um ser humano.

Como atualmente nascem poucos animais desta espécie e a taxa de mortalidade é maior, eles encontram-se em extinção, e isso faz com que diversos cativeiros criem e tentem fazer com que haja uma maior reprodução.

Publicidade

Deixe uma resposta