Negócios e Finanças

O que é um Paraíso Fiscal?

Algumas vezes vemos noticias sobre escândalos financeiros na TV ou lemos sobre o assunto no jornal e sempre vemos a expressão Paraíso Fiscal e fica aquela dúvida, mas afinal o que é um Paraíso Fiscal? Para te ajudar a entender um pouco melhor esse conceito vamos explicar em detalhes essa expressão.

Publicidade

Para que se entenda melhor devemos explicar que Paraíso Fiscal vem da ideia de ser um lugar em que não há nenhum tipo de restrição a transações financeiras de todos os tipos. Em suma um Paraíso Fiscal é um lugar em que os bancos têm total liberdade para realizar qualquer tipo de transação financeira sem que seja necessário identificar os envolvidos ou então deixar as taxas de impostos muito baixas e até nulas.

Mas, não pense você que o objetivo desses lugares é em primeiro lugar atrair pessoas sem escrúpulos que desejam lavar dinheiro sujo, pois, um Paraíso Fiscal é procurado também por investidores que não desejam ter contas em seus nomes ou então por empresas que desejam pagar menos impostos.

Publicidade

O que acontece é que muitas pessoas que desejam desviar dinheiro sujo o fazem para um Paraíso Fiscal. É possível encontrar pessoas ligadas a corrupção, crime organizado e muitas outras atividades ilegais que tem contas nos paraísos fiscais. Depois da crise financeira que assolou o mundo em 2008 aumentou um pouco o cerco aos paraísos fiscais.

E para os mais curiosos segue a lista de alguns paraísos fiscais mais conhecidos do mundo: Delaware (um estado americano) que possui impostos bem baixos e muita discrição, Luxemburgo, Suíça, as famosíssimas Ilhas Cayman e até mesmo o Reino Unido.

Publicidade

Deixe uma resposta