Curiosidades

O que é um Telescópio?

Telescópio é um aparelho utilizado para que se possa enxergar a grandes distâncias com uma imagem nítida e bastante viva, revelando todos os detalhes do objeto a ser visualizado.

Publicidade

Há telescópios que possuem um alcance extraordinário que é capaz de detectar no espaço quasares localizados a anos luz de distancia da terra, como o telescópio Hale, que está instalado no monte Palomar que fica no sul da Califórnia. Há também diversos telescópios que são menos potentes, mas que mesmo assim possuem grande importância, como é o caso dos telescópios utilizados por cartógrafos, observadores de pássaros e também navegadores.

Este equipamento de grande importância, auxiliou no trabalho de grandes cientistas, que fizeram importantes descobertas sobre o mundo. O primeiro a utilizar um equipamento deste para visualizar o espaço foi Galileu Galilei em 1609, ele observou que a terra gira ao redor do sol e que a terra também não é o centro do universo, contrariando todos os outros cientistas. Após essas descobertas, diversos outros astrônomos utilizaram o telescópio para investigar áreas distantes do sistema solar e de outras galáxias, buscando algumas respostas para suas perguntas.

Publicidade

A grande maioria dos astrônomos utiliza telescópios de reflexão, que são mais adequados, pois captam a fraca luz das estrelas. Há neles um espelho côncavo grande que absorve e concentra a luz para daí formar a imagem do objeto. Há também espelho melhor encarregado de transferir a imagem para a lente ocular, que na maioria das vezes adaptam-se câmeras ou detectores eletrônicos de luz.

Há também o telescópio de refração, ele possui uma lente em sua extremidade que curva a luz para então formar a imagem de um objeto que se encontra muito distante. A lente ocular fica no fundo do equipamento e muitos deles possuem uma terceira lente no meio. Sem ela as imagens acabariam saindo invertidas.

Publicidade

Deixe uma resposta