Animais

O que é um Urso?

O Urso é um animal selvagem com pele bastante espessa e áspera. Ele tem cauda curta e é muito pesado. Suas unhas são recurvadas e seu pescoço é curto e grosso, o focinho é alongado.

Publicidade

Os ursos caminham através da planta de seus pés, o que não lhes confere elegância ao caminhar, porém faz com que eles consigam correr muito mais rápido. São exímios nadadores e também escaladores, o que faz com que os mesmos consigam agarrar suas presas com facilidade. Eles são encontrados principalmente em zonas inóspitas do hemisfério norte e também em zoológicos.

Estes animais são mamíferos carnívoros e possuem dentes tão afiados que lhes confere capacidade para rasgar e triturar a carne de animais menores. Eles também gostam de comer outros alimentos além de carne, como mel, ovos de passadores, amoras, formigas, peixes e etc. O olfato dos ursos é excelente, a audição também é bastante desenvolvida, porém a visão é pouco desenvolvida. As ursas quando estão prenhas, ganham até dois filhotes por vez, a cada dois anos. Os filhotes nascem em uma cavidade de árvore ou em uma cova feita pela mãe ursa, durante o inverno.

Publicidade

Os filhotes nascem bastante pequenos e são pouco desenvolvidos, medem no máximo 20 cm de comprimento e o seu peso não chega a 1 kg. A pelagem é pouca, nascem sem os dentes e não enxergam. Ficam no abrigo juntos a mãe ursa até completarem 2 meses, o seu crescimento é muito rápido e já se tornam adultos com 2 anos.

Há diversas espécies de ursos pelo mundo, há o urso negro que é o menor e mais comum urso da América do Norte. Há também o urso pardo que pode medir até 2,5 m de altura, o urso polar que vive sob a costa do Alasca, Canadá, Groenlândia e Sibéria. Há também o urso de colar e o urso cinzento.

Publicidade

Deixe uma resposta