Tecnologia e Internet

O que é UML?

Saiba como UML é utilizado na modelagem de uma software.

O desenvolvimento de software é um processo que requer muito planejamento e antes de começar a fase da programação do sistema, há muito o que fazer. Isso é chamado de modelagem.

Publicidade

Unified Modeling Language (UML) é um método utilizado para fazer essa modelagem, de forma que seja documentado tudo que um software deverá fazer, todos os usuários que irão utilizar e em que situações ele será utilizado. Tudo isso é modelado em uma linguagem visual, que é de fácil entendimento por profissionais da área de TI.

A linguagem UML utiliza notações gráficas de forma a facilitar a comunicação entre todas as pessoas que estão envolvidos no desenvolvimento do software. Estas notações ajudam a equipe a melhor se comunicar e a apontar as falhas mais facilmente. UML é a forma como um software é modelado, explicando como ele será desenvolvido.

Publicidade

A quem se destina UML

Todas as pessoas envolvidas no projeto de desenvolvimento de um software necessitam de um conhecimento de UML, pois é a linguagem considerada padrão no que se refere a modelagem de um sistema de computador.

Sua linguagem não é complicada, mas existem alguns conceitos e regras que requerem conhecimento específico. Apesar disso, ela facilita até mesmo o entendimento do projeto por parte do cliente, desde que devidamente explicado por um profissional. Do ponto de vista dos profissionais da TI, todos devem ter pleno conhecimento da linguagem UML, desde programadores, analistas, arquitetos, profissionais de banco de dados, testadores e gerentes de projeto.

Padrão

A grande vantagem do UML é que esta linguagem é o padrão atual utilizado para desenvolvimento de software. Todo sistema é composto por vários componentes, cada um com uma função e que possuem uma relação entre si. A modelagem UML vai mostrar graficamente todos estes componentes e essa relação. Com isso, não é preciso que se estude todo o projeto ou que se tenha uma grande documentação para entender como ele funciona de uma forma geral. Qualquer pessoa que conheça UML irá rapidamente entender o mecanismo do software, o que facilita muito, principalmente quando novos desenvolvedores ingressam na equipe.

Desvantagem

A grande desvantagem do UML é com relação ao tempo perdido inicialmente. Hoje em dia, as empresas prezam pela agilidade e velocidade na entrega de sistema, o que faz com que muitas vezes acabem deixando de lado a questão da modelagem. Antes de iniciar a codificação do sistema, é preciso dedicar um bom tempo para que ele seja estruturado corretamente, evitando problemas futuros.

Essa desvantagem é relativa, pois, perde-se tempo no início do processo de desenvolvimento, mas na verdade, evitará gastos e erros no futuro. Um software que não foi modelado e planejado corretamente necessitará de mais manutenção futura, o que acarretará em gastos muito maiores que o tempo que foi despendido em sua modelagem.

Publicidade

Deixe uma resposta