Curiosidades

O que é urânio?

Além de produzir eletricidade para usinas nucleares, o Brasil possui algumas reservas desta matéria-prima.

O urânio é um elemento encontrado na crosta terrestre e se apresenta em forma de minerais. Os principais urânios são pechblenda, a uraninita, a carnotita, a autunita e a torbenita. Depois de tratados é obtido o Yellow Cake, onde encontra-se o urânio puro. Pode ser usado na fotografia ou até mesmo na industria madeireira. Mas é mais usado para gerar Energia Nuclear.

Publicidade

O Brasil possui a quinta maior reserva natural de urânio contendo 300 mil toneladas divididas no Ceará, Bahia, Minas Gerais.

O urânio tem muitas utilidades, mas pode ser perigoso. Ele não é reconhecido pelo organismo e então não é eliminado e vai se acumulando com o tempo de exposição. Ele pode prejudicar o organismo como o sangue, os ossos, ris e fígado. Além disso pode provocar alguns tipos de câncer. Os trabalhadores de minas que ficam em contato com o urânio desenvolvem câncer de pulmão.

Publicidade

A extração de urânio é muito perigosa também pelo fato de produzir armas nucleares poderosas e que podem matar e destruir.

Existe também um processo chamado de enriquecimento de urânio que significa a separação do urânio físsil do urânio não físsil e isto se realiza através da difusão gasosa e a ultracentrifugação.

Na difusão gasosa há compressão do hexafluoreto de urânio por meio de membranas porosas; No processo de ultracetrifugação é utilizada a força centrifuga.

As usinas usam o enriquecimento entre 3% a 5%. Para movimentar um submarino é necessário Urânio enriquecido a 20%.Quando chega a 95% de concentração é possível produzir uma bomba atômica.

O Brasil possui duas usinas nucleares uma localiza-se em Angra 1 e outra em Angra 2 no Rio de Janeiro). Existe a previsão para 2016 da instalação da Angra 3. O Brasil está em sexto lugar em reserva de urânio possuindo 309.370 toneladas. O urânio extraído no Brasil vem da mina de Caetité, na Bahia.

Existe a possibilidade de ampliar estas reservas nacionais e com isto o Brasil poderá ocupar a terceira posição mundial.

O urânio sozinho é suficiente para abastecer 37 usinas por um período de 65 anos, isto contribui para gerar mais energia para o país.

Também recentemente na Bolívia foi encontrado duas toneladas de urânio próximo as embaixadas de Brasil e Estados Unidos. O caso foi investigado pelo alto teor radioativo e pode ser perigoso e prejudicial à saúde.

Publicidade

Deixe uma resposta