Tecnologia e Internet

O que é USB

Saiba o que é e para que serve este dispositivo de computador.

USB é a sigla para Universal Serial Bus e é uma conexão utilizada em computadores e em outros dispositivos digitais para que seja possível transferir dados através de um cabo. USB é uma conexão multiplataforma, sendo suportada por praticamente todos os sistemas operacionais. A ideia da USB é o chamado “plug-and-play”, ou seja, basta conectar o dispositivo e sair usando, sem ser necessário a instalação de drivers ou aplicativos. A versão em uso é a 2.0 que foi lançada em 2000. Atualmente, já existe a versão 3.0, mas não é usada pela maioria dos computadores, embora ela seja completamente compatível com as versões anteriores. A grande diferença entre as versões é o aumento significativo da velocidade de transferência.

Publicidade

Por ser plug-and-play, você pode conectar qualquer dispositivo mesmo sem desligar o computador. Quando você faz isso, o computador cria uma nova área de armazenamento que irá mostrar todos os arquivos contidos nele.

A limitação do USB fica por conta do tamanho do cabo, que deverá ter no máximo 5 metros. Um tamanho maior que isso irá levar a perda no sinal e poderá fazer com que o dispositivo não seja reconhecido corretamente.

Publicidade

As versões

As versões de USB se diferenciam pela taxa de transferência. Em 1996 surge a versão 1.0, com uma taxa de transferência de 1,5 Mbps. Em 1998 a versão 1.1 já tinha 12 Mbps. A versão 2.0 surgida em 2000 é a mais utilizada até hoje, com uma velocidade de 480 Mbps. Apesar de não tão utilizada, em 2009 surge a versão 3.0, com uma capacidade de 4,8 Gbps.

Funcionalidades adicionais

Muitos fabricantes oferecem funcionalidades adicionais, como proteção de senha ou determinadas configurações especiais. Para isso eles fornecem drivers específicos que podem ser baixados diretamente no site do fabricante.

Os dispositivos

Hoje em dia, praticamente todos dispositivos podem ser conectados em uma porta USB. Os cartões de memória e pen drive hoje são utilizados como a principal forma de armazenamento e transferência de dados, assim como os disquetes foram em outros tempos.

Os principais dispositivos USB: webcam, teclado, mouse, HD, pen drive, cd-rom, joystick, câmera digital, impressora, placa de som, modem, mp3 player, celular.

Tipos de conectores

USB A: é o tipo mais comum de USB e é a que vem presente em todos os computadores, notebook e tablet.

USB B: é um tipo de conexão utilizada por dispositivos de grande porte, como impressoras e scanner.

Mini e Micro USB: são as entradas utilizadas por celulares e câmeras digitais.

Publicidade

Deixe uma resposta