Saúde e Bem Estar

O que é vacina?

Uma das maiores revoluções do mundo da ciência foram as vacinas, pois, proporcionaram a possibilidade de proteger o organismo contra doenças. Uma vacina é uma substância criada com bactérias ou vírus (e até mesmo somente parte deles) e que visa ajudar o organismo humano a criar anticorpos contra determinadas doenças.

Publicidade

O que acontece é que o organismo humano tem, através da vacina, uma nova possibilidade de se defender de doenças. A substância em questão entra no organismo e deixa o corpo de sobreaviso de como agir quando em contato com determinado agente patogênico. A vacina pode ajudar a que doenças não se desenvolvam ou então se desenvolvam de maneira mais branda.

Louis Pasteur é considerado o Pai das Vacinas, pois, foi o primeiro a fazer pesquisas a fundo acerca do tema. Esse cientista criou a vacina antirrábica, ou seja, aquela contra raiva a doença transmitida ao homem pelos animais. Nos dias de hoje podemos contar com vacinas para todos os tipos de doenças como, por exemplo, gripe, tétano, rubéola, febre amarela, malária, poliomielite e muitas outras.

Publicidade

É muito importante que os pais mantenham as vacinas de seus filhos em dia, pois, nunca se sabe quando uma doença resolverá atacar. Prevenir é sempre melhor do que remediar. A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem conseguido controlar e até mesmo erradicar muitas doenças através de suas campanhas no mundo todo para a vacinação. E pensar que muitas pessoas tinham medo das vacinas pelo fato de que elas são feitas com bactérias e vírus. Já está mais do que provado que a vacina é um bem a saúde humana.

Publicidade

Deixe uma resposta