Negócios e Finanças

O que é varejo?

O varejo tem crescido bastante em nossa economia e representa uma das formas de comercialização mais importantes na nossa sociedade. É legal saber mais sobre o que é e como funcionam as vendas em varejo para todo mundo que adquire bens de consumo, grande parte de nossa população.

Publicidade

Para começar a nossa definição de varejo é importante destacar que se trata do inverso de atacado, ou seja, tudo é comercializado em pequenas quantidades sejam produtos ou serviços. As pessoas que compram no varejo são aquelas que compram para o seu consumo próprio e não para revender como aquelas que compram no atacado.

Essa forma de venda é conhecida como retalho em Portugal exatamente pelo fato de que é feita em retalhos, muitas unidades para pessoas diferentes. Alguns teóricos da administração como Kotler acreditam que toda pratica de venda de bens ou serviços feitas diretamente ao consumidor são formas de varejo.

Publicidade

De acordo com os teóricos de marketing o varejo pode ser entendido através de duas características bastante definidas que são a exposição e o atendimento. Um dos grandes fatores de uma rede de varejo está na localização de suas lojas. Outro ponto que ajuda o varejista a obter sucesso nas suas vendas é garantir boas condições de parcelamento para quem vai a sua loja.

Atualmente no Brasil existem muitas lojas nos mais variados segmentos que trabalham com varejo. Você encontrará lojas de móveis, roupas, eletrodomésticos e muitos outros produtos passíveis de serem vendidos no regime do varejo.

Publicidade

Deixe uma resposta