O que é Velocímetro?

Por:

Velocímetro é um medidor que indica a velocidade de um veículo motorizado. Nos Estados Unidos é medido através de milhas por hora, e no Brasil e na maior parte da Europa é usado quilômetros por hora.

O que é Velocímetro?

Existem vários tipos de velocímetros. O velocímetro eletrônico é mais novo e passou a existir em 1993. Neste o sensor envia um sinal que é uma frequência através de um cabo elétrico. No velocímetro mecânico a rotação é acionada por um um cabo.

O velocímetro digital possui um painel de LCD com visor digital e não possui os ponteiros. Porém só a informação é digital, mas a leitura da velocidade continua sendo mecânica.

O velocímetro foi inventado por Croatian Josip Belu?i? em 1888. Foi patenteado por Otto Schulze, de Estrasburgo, em 1902. Este medidor foi inventado em função de existirem muitos carros que andavam a uma velocidade maior. No século XX os automóveis chegavam a velocidade máxima de 48km/h, mas para aquela época era rápido demais comparada as carruagens puxadas pelos cavalos. Então alguns países começaram a estabelecer limites de velocidade e os policiais fiscalizam os motoristas.

Os velocímetros na maioria dos casos tem uma diferença de 10% para mais ou para menos devido ao desgaste dos pneus. A maioria dos países aceita esta variação.

Quando o carro está se movimentando o velocímetro mostra a velocidade instantânea do veículo, que é diferente da velocidade média. Os carros de corrida conseguem chegar a velocidades entre 200 km/h e 220km/h.

No avião a velocidade é medida pelo ar ao seu redor. Existe um dispositivo chamado manômetro de pressão diferencial e foi inventado por Henri Pitot em 1732.

Deixe uma resposta