O que é Vênus?

Por: Ananda Manica

Vênus é um planeta que possui quase o mesmo tamanho da terra, em ordem de distância do sol é o segundo planeta, e com exceção da lua, é o corpo celeste mais próximo da terra.

Uma espessa camada de nuvens oculta à superfície deste planeta, conferindo a ele muitos mistérios. Este nome é uma homenagem à deusa grega da beleza e do amor. Quando Vênus está mais próximo a terra brilha como um intensidade muito grande, podendo ser visualizado até durante o dia .

O que é Vênus?

Este planeta possui 12.300 km de diâmetro, e sua distância média do sol é de 108.000.000 de km. Ele completa uma rotação ao redor do sol em 225 dias e sua órbita é quase circular. Nos momentos em que ele e a terra estão mais próximos, ficam cerca de 41.500.000 km de distância.

São muito raras às vezes em que Vênus passa em frente ao sol, ou seja a posição dele é exatamente entre o sol e a terra. Esses cruzamentos são denominados trânsitos. Os trânsitos de Vênus ocorrem apenas duas vezes a cada século, com um intervalo de oito anos entre um e outro. Vênus apresenta fases, assim como Mercúrio e a lua.

Suas fases quando vistas da terra se parecem muito com as da lua, quando está mais próxima da terra sua fase é quarto crescente, e depois passa para uma forma plena.

Vênus é um planeta que gira ao redor de seu eixo, as hipóteses astronômicas falam sobre a duração do dia que oscila entre 21 e 255 dias terrestres. Em sua superfície, este planeta possui pressão superior a vinte atmosferas terrestres, ou seja, 20 kg/cm²

Até hoje não se encontrou vestígios de vapor de água e de oxigênio livre em Vênus. Sabe-se que em sua capa exterior a atmosfera deste planeta possui uma grande quantidade de bióxido de carbono.

Deixe uma resposta