Curiosidades

O que é Vidro?

O vidro é simplesmente uma substância natural e também artificial que é composta de sílica, cinzas de soda e calcário.
A utilização do vidro é bastante vasta, desde janelas, a lâmpadas elétricas, automóveis e utensílios domésticos.

Publicidade

Existem cerca de cinqüenta mil variedades de vidros para serem utilizados em diversos fins, algumas vezes possui aparência frágil e brilhante, outras vezes possui uma consistência mais forte, resistindo a batidas, ácidos, e podendo até deter balas.

O vidro mais comum possui em sua composição 72% de areia silicosa, 15% de soda, 9% de cal e, 3,5% de óxido de alumínio e algo como 0,5% de ácido bórico. Este tipo de vidro, bastante simples, é muito utilizado na fabricação de tubos e provetas para usos laboratoriais em experiências químicas. Com cerca de 700ºC este vidro torna-se pastoso.

Publicidade

A primeira fabricação de vidros no mundo foi realizada no antigo Egito no século XVI a.C. O processo de fabricação era bastante primitivo, demorado e custava caro, apenas pessoas com melhor poder aquisitivo podiam comprar objetos feitos de vidro. Esta situação perdurou até o fim do século IV a.C, quando foi inventado o vidro soprado.

Os primeiros profissionais que fabricaram o vidro a partir de sopro, apareceram no Império Romano, o vidro produzido era transparente, porém, aperfeiçoaram-se técnicas para que ele pudesse ter cor e também fosse decorado.

O vidro possui diversas características que não são encontradas em outros materiais, ele não é poroso e nem absorvente, possui resistência a diversas substâncias e sua condutividade térmica é muito baixa. Seu coeficiente de dilatação é extremamente útil em processos que os materiais estão sujeitos a calor muito forte. Ele pode suportar grandes pressões, de até 10.800 kg/cm². Pode ser soprado, enrolado, estendido em forma de tudo ou também em forma de placas, ou seja, pode ser moldado de diversas formas.

Publicidade

Deixe uma resposta