O que é virtude?

Por: hiper

A virtude pode ser caracterizada como uma qualidade da pessoa que é, socialmente, valorizada. Uma virtude diz respeito ao comportamento do individuo em relação aos demais que vivem com ele na mesma sociedade. A palavra virtude teve sua origem na Grécia, vem da palavra grega “Areté”, que quer dizer algo como uma excelência. Ou seja, algo bom que torna o individuo melhor sob a visão dos olhos dos demais.

O que é virtude?

Para Aristóteles a virtude era tida como “a disposição que se adquire para fazer o bem”. O antagonismo da virtude é o vício, que é algo visto como mau, um sentimento que degrada a pessoa que o tem. Podemos dizer que todo mundo tem seus vícios e virtudes, pois, todos têm qualidades e defeitos. É próprio do ser humano.

Há também uma definição que entende a virtude como um conjunto de qualidades, qualidades essas que encaminham o homem para fazer o bem. Então ser virtuoso pode ser descrito e entendido como ser bom. É de certa forma uma inclinação para fazer o bem, de forma desprendida, de uma maneira que não espere nada em troca pelo bem feito.

Em suma podemos entender que ser virtuoso é procurar transformar o mundo num lugar melhor para todos, ser potencialmente bom, sem haver necessidade de receber algo em troca, fazer o bem apenas por que se é inclinado para isso.

Um comentário

  1. rhayssa
    9 de março de 2012

    virtude é uma qualidade boa que faz a pessoas ser amigas um de outro mas ser amigo é fazer amizade e mais uma coisa sempre ser bom

Deixe uma resposta