Notícias e Atualidades

O que é visto de viagem?

Quando alguém decide viajar para outro país é necessário obter autorização para entrada naquela nação. É aí que entra o visto de viagem. Saiba o que é e como funciona.

Publicidade

O passaporte é o documento oficial do estrangeiro em qualquer país e o visto é anexado a ele. Não bastando a necessidade de visto de viagem para entrar no estrangeiro, ainda existem aqueles que exigem um visto de saída ao turista, como é o caso da Arábia Saudita.

Outro ponto importante a saber é que, se o visto dado é um visto de turista, é proibido trabalhar naquele país, o que o tornaria um imigrante ilegal.

Publicidade

Existem vários tipos de vistos. O visto de trânsito normalmente é válido por 3 dias e serve como permissão de passagem em um país, como no caso de uma escala de viagem.

O visto de turista tem prazo limitado e é destinado a quem viaja por lazer. Este visto não é emitido pelo Kuwait, por exemplo.

Outra modalidade de visto é o de negócios, para viagem comercial. Ele tem duração maior e a renovação é mais simples do que no caso do visto de turismo.

No caso de viagem para estudo é emitido o visto de estudante.

Em casos específicos são emitidos outros tipos de visto, como é o caso do visto diplomático e visto de jornalista.

O visto de noivo é destinado a quem pretende se casar com estrangeiro, permitido que ele passe uns dias na terra natal do noivo ou noiva.

O visto é emitido mediante entrevista na embaixada ou consulado do país de destino. Cada um deles possui suas próprias regras.

Cada nação tem um procedimento próprio para liberação do documento. Para emissão do visto para entrada nos Estados Unidos, por exemplo, a embaixada americana exige uma foto 5×7, protocolo de entrega de imposto de renda, holerite, carteira de trabalho ou contrato social. No caso de estudante, é preciso apresentar o comprovante de matrícula. Neste caso há a cobrança de US$45 e o visto vale por 10 anos.

Publicidade

Deixe uma resposta